O chefe da Direção-Geral de operações do Estado Maior da Rússia, coronel-general Andrei Kartapolov, informou nesta sexta-feira (16) que os caças turcos não derrubaram nenhum drone russo.
“Eu digo com toda a responsabilidade que todos os nossos drones estão realizando missões ou estão nas bases aéreas”, disse Kartapolov para desmentir as informações que circularam na rede sobre o suposto abate de um avião não tripulado russo sobre o território da Turquia.
Ele aproveitou para lançar um alerta para incidentes que podem acontecer no espaço aéreo sírio. “Agora o céu da Síria está repleto de aeronaves. Tal intensidade de uso descoordenado de aeronaves em espaço aéreo relativamente pequeno mais cedo ou mais tarde pode levar a algum incidente”, afirmou.
Kartapolov também informou que na fronteira sírio-jordaniana, onde a força aérea russa e síria jamais atuaram, foram identificados rastros de ataques aéreos em edifícios comerciais.
Segundo ele, “os aviões russos nunca trabalharam nessa região, e a aviação síria, segundo os nossos dados, também não atuou”.
O Estado-Maior turco informou nesta sexta-feira que caças F-16 da Força Aérea atacaram e derrubaram um drone não identificado que violou três vezes o espaço aéreo do país a partir da fronteira com a Síria.
O drone caiu dois ou três quilômetros da fronteira com a Síria, na província de Kilis. A aeoronave possuía o número de identificação 2203, outras inscrições não foram detectadas.
FONTE: Sputniknews