Seguindo a programação anual de viagens definida pelo Ministério da Defesa para as Forças Armadas e em consonância com o que prevê a Publicação do Estado-Maior da Armada (EMA)-341 (Normas para o relacionamento dos Adidos Navais Estrangeiros com a Marinha do Brasil), a Marinha do Brasil (MB), por intermédio do EMA, realizou, no período de 7 a 16 de outubro, uma Viagem de Observação (VO) à Região Nordeste do País com os Adidos Navais (ADINAV) estrangeiros acreditados no Brasil.
De forma pioneira e inédita, a MB conseguiu reunir a maior comitiva já registrada em uma VO: 87 pessoas, sendo 28 Adidos Navais (ADINAV), três Adidos de outras Forças, um Coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), além de 55 familiares. Durante a VO, a comitiva teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o turismo e a cultura das cidades de Fortaleza (CE), Natal (RN) e Salvador (BA).
Da mesma forma, os militares também puderam conhecer algumas de nossas Organizações Militares (OM), além de diversos órgãos e instituições civis de extrema importância para a economia e o desenvolvimento do Brasil, a saber:
Fortaleza:
– Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE);
– Capitania dos Portos do Ceará (CPCE);
– Indústria Naval do Ceará (INACE); e
– Porto do PECÉM.
Natal:
– Comando do 3º Distrito Naval;
– Base Naval de Natal (BNN);
– Comando do Grupamento de Patrulha Naval do NE (visita ao Navio-Patrulha “Guaíba”); e
– Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.
Salvador:
– Comando do 2º Distrito Naval;
– Base Naval de Aratu;
– Terminal Portuário Cotegipe; e- Federação das Indústrias do Estado da Bahia (SENAI-CIMATEC).
FONTE : NOMAR