Uma missão parlamentar será constituída no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, para ouvir na Rússia, o ex-funcionário terceirizado da Agência Nacional de Segurança (NSA), Edward Snowden. Com este objetivo, requerimento do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), foi aprovado nesta quarta-feira, 11.
“O Snowden é responsável pela elucidação de um dos maiores esquemas de espionagem da história. As informações reveladas por ele são gravíssimas e demonstram a total vulnerabilidade a que está submetida à privacidade de milhões de brasileiros. Portanto, considero imprescindível ouvirmos diretamente dele como estes programas funcionam”, explicou Valente.
Para o presidente da CREDN, Nelson Pellegrino, “as mais recentes denúncias de espionagem da Petrobras, derrubam por completo as justificativas até aqui apresentadas relacionando as operações da NSA ao terrorismo. Precisamos agora, negociar com o governo russo pelos canais diplomáticos uma vez que o Snowden está asilado naquele país”.
Ivan Valente destacou que os reiterados convites feitos aos embaixadores dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil, para explicarem as denúncias, não surtiram efeito. “É nosso dever agir para que todas as informações tornem-se públicas e direito dos brasileiros, terem pleno conhecimento acerca da profundidade das ações de agentes estrangeiros que, sem autorização, violaram a privacidade de pessoas, organizações militares, empresas, bancos e indústrias”, afirmou.