Desativados após 35 anos servindo a Força Aérea da Espanha (Ejércitodel Aire), o ultimo lote de aviões de combate DassaultMirage F1 remanescentes de sua frota esta sendo disponibilizado para venda. Durante muito tempo, até a chegada dos McDonnell Douglas F/A-18 Hornet, os Mirage F1 foram a espinha dorsal da aviação de combate da Espanha cuja missão era defender o espaço aéreo do país ibérico. Atualmente, esse status esta sendo assumido pelo EurofighterTyphoon .
Tentativas de negociar os Mirage F1 que foram sendo retirados do serviço ativo pela Força Aérea da Espanha incluíram ofertas dirigidas para Egito, Equador e Argentina. Este último parece atualmente aquele que mais potencial oferece para absorver esse ultimo lote desativado, o qual compreende oito exemplares em condições de voo e quatro destinados para se tornarem fontes de peças e partes sobressalentes.
A Força Aérea da Argentina (FAA) necessita substituir e ampliar sua frota de combate com urgência, notadamente porque as aeronaves remanescentes de um punhado de Mirage IIIEA/DA, Mirage VA Mara e IAI Dagger/Finger opera com restrições que em alguns casos são críticas. A última aquisição significativa de aviões de combate após a democratização da Argentina correspondeu a um lote de 36 A-4-AR Fightinghawk comprado em 1994 nos Estados Unidos a um custo aproximado de US$ 282 milhões. Esses exemplares foram fabricados em 1979 na versão A-4M desenvolvida exclusivamente para o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC). Há noticias de que essa frota esta reduzida a menos da metade considerando-se os A-4-AR em condições integrais de voo.
FONTE: T&D – Ivan Plavetz