A proposta foi feita a pedido do Comando de Operações da Força Aérea Peruana – COMOP, que avalia a aquisição de aeronaves substituir progressivamente toda a frota de combate do Peru composta de 12 Mirage 2000, 19 MiG-29 e 18 Su-25.
Segundo o Jornal “A República” a FAP – Força Aérea do Perú atualmente só dispõe de 22 unidades de combate operacionais, o que levou o governo a contratar uma apólice de seguro para 22,2 milhões dólares para proteger a frota.
Assim, a Força Aérea Peruana decidiu estudar a possibilidade de compra de unidades novas ou de segunda mão, de forma adequar as possibilidades de compra ao orçamento do Estado.
O COMOP, anunciou que analisa como opções para fornecimento de aviões novos o Eurofighter Typhoon, o americano F-18 Hornet, o sueco Saab Gripen, o francês Rafale e o Russo SU-30. Já para a situação da compra de aeronaves de segundo mão está sendo analisada a possível compra dos russos MiG-29 e Su-27, o Eurofighter Typhoon e o F-18 Hornet.
O COMOP enfatiza que o acordo deve contemplar aviões com tecnologia anti-tanque, anti-navio, anti-radar e ar-ar, bem como a transferência de tecnologia e manutenção. “Todas as empresas apresentaram suas respectivas ofertas, mas a decisão final cabe ao Executivo que deve adequar a escolha a previsão orçamentária”, disse o COMOP em nota.
FONTE: La Patria via BVinna