Por Gareth Jennings
A Força Aérea afegã (AAF) é receber sua aeronave de ataque leve A-29 Super Tucano Embraer-Sierra Nevada, ligeiramente mais tarde do que o previsto, com as primeiras unidades já estabelecidas para chegar no país no início de 2016, e não mais no fim deste ano, como havia sido anunciado anteriormente.
O atraso não foi explicada pelo 438th Air Expeditionary Wing da Força Aérea dos EUA – USAF, que divulgou o novo cronograma, dizendo que o treinamento de pessoal da AAF continuava fora da Base Aérea de Moody (AFB) na Geórgia.
A AAF está programada para receber 20 Super Tucanos (com uma opção para mais 20) para substituir o Mil Mi-35 ‘Hind “como close-air-support platform”. Uma vez em serviço, eles vão aumentar o poder de fogo dos helicópteros Mi-17 ‘Hip’ e MD 530F Cayuse Warrior no papel de ataque ao solo e apoio de fogo aproximado.
Alimentado por um único motor turbo hélice Pratt & Whitney PT6A-68/3 de 1.600 SHP, o Super Tucano possui duas metralhadoras de 12,7 mm (200 rounds cada) nas asas, e pode ser configurado com armamento embaixo das asas em pods adicionais, como um canhão de 20 milímetros, metralhadoras adicionais de 12,7 mm, pods de foguetes, munições guiadas com precisão, e/ou bombas “burras” de até 1.500 kg. Tem uma autonomia de sete horas, e pode operar a partir de pistas semi-preparadas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:IHS Jane’s