Por Gustavo Sumares
A DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency, agência de pesquisa militar dos EUA) publicou na semana passada um vídeo mostrando seu novo drone autônomo. A criação é parte do programa Fast Lightweight Autonomy (FLA, ou autonomia ágil de peso reduzido), que tem como objetivo pesquisar possibilidades de navegação em alta velocidade em ambientes com obstáculos.
O novo drone da agência consegue atingir velocidades de até 20 metros por segundo (72 km/h). Mesmo com câmeras e sensores acoplados para registrar seu percurso, ele consegue voar com agilidade de maneira autônoma – sem a necessidade de um operador para guiá-lo.
Além de voar em alta velocidade, o drone também é capaz de contornar obstáculos. No vídeo acima, é possível vê-lo navegando entre uma série de caixas empilhadas para servir de impedimento. Mesmo nesse momento, ele consegue se guiar automaticamente, e não necessita da intervenção de um piloto.
A ideia da DARPA com projetos desse tipo é criar ferramentas que possam operar em situações e locais que não seriam seguros para um humano. A empresa não busca criar um drone definitivo para esse propósito, mas sim pesquisar sistemas que possam ampliar as capacidades de todos os drones disponíveis.
FONTE: Olhar Digital