O porta aviões russo Admiral Kuznetsov estava passando por uma revisão profunda, demorada e muito necessária quando o acidente ocorreu.
Por Tyler Rogoway
Os detalhes permanecem limitados e provavelmente mudarão, mas o que sabemos é que um dos maiores diques flutuantes do mundo, conhecida como PD-50, afundou enquanto o porta-aviões russo Admiral Kuznetsov estava a bordo. Segundo relatos, a doca começou a afundar repentinamente, derrubando guindastes no convés do porta-aviões e fazendo com que os do estaleiro corressem risco de vida.
A PD-50 está localizada no 82º Estaleiro de Reparação, na aldeia de Roslyakovo. O estaleiro sustenta principalmente a frota do norte da Rússia, baseada na vizinha Severomorsk. Não sabemos exatamente quantas pessoas foram feridas ou mortas no incidente, mas aparentemente houve vítimas.
Relatórios conflitantes sobre como isso aconteceu estão circulando, mas ainda não há uma declaração oficial detalhada do Ministério da Defesa russo. O que temos via mídia russa diz simplesmente que “o navio não sofreu nenhum dano após o incidente na 82º Estaleiro de Reparação”. Vale a pena notar que a Rússia tem um histórico de não admitir o escopo de acidentes em estaleiros.
O Admiral Kuznetsov está passando por uma reforma complexa muito necessária após anos de adiamento do projeto. Embora o escopo do trabalho tenha sido reduzido, ainda é uma operação altamente invasiva. Até as famosas caldeiras do navio foram removidas e novas estão sendo instaladas. O porta-aviões está provisoriamente programado para retornar à frota em 2021, mas a julgar por outras revisões profundas de grandes e complexos navios de combate da era soviética, pode acabar demorando significativamente mais tempo.
Se partes do casco do porta aviões estivessem abertas durante a súbita inundação, a reparação do navio poderia ser extremamente cara e demorada. Esses acidentes não são exclusivos da Rússia. Um evento súbito de enchentes ocorreu em julho passado nos estaleiros NASSCO em San Diego. Felizmente ninguém foi ferido ou morto naquele incidente.
A história oficial, pelo menos neste momento é que o sistema de bombeamento que controla a flutuabilidade da doca flutuante de repente perdeu energia, fazendo com que seus tanques de lastro inundassem com água muito além do ponto pretendido. Quando o dique flutuante submergiu rapidamente, os guindastes desabaram sobre o convés de Kuznetsov (veja abaixo). Supostamente tudo isso aconteceu durante uma operação de refluxo para o transportador.
Os relatórios mais recentes afirmam que “duas vítimas permanecem em hospitais, duas receberam atendimento ambulatorial e outra pessoa desapareceu”. Quanto à condição do porta aviões, as autoridades do estaleiro alegam que o Kuznetsov não está danificado e que o seu cronograma não será afetado. Ao mesmo tempo, os estabelecimentos russos estão agora relatando que um corte de cinco metros foi feito no casco do navio ao redor da linha d’água e que o convoo foi aberto quando o guindaste caiu sobre ele. Então, mais uma vez, tome tudo isso com uma dose alta de vodka, já que parece muito cedo para qualquer um afirmar que tudo vai continuar normalmente. O destino do dique flutuante – o único de origem russa que pode acomodar o porta-aviões – também permanece desconhecido. Se estivesse muito danificado, isso por si só poderia significar grandes problemas para o futuro de Kuznetsov.
FONTE: THE DRIVE
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN