O estaleiro italiano Fincantieri anunciou na DIMDEX (Doha International Maritime Defence Exhibition and Conference) o modelo da corveta multitarefa que será construída para a Marinha do Qatar.
Projetada para o Qatar, a corveta terá 107 metros de comprimento e 14,7 metros de largura. Os navios vão deslocar mais de 3.000 toneladas e desenvolver 28 nós de velocidade máxima. O alcance em velocidade de 15 nós, deverá ser de aproximadamente 6.500 km.
Um dos elementos-chave no estande da Fincantieri na feira em Doha, foi o modelo da corveta de mísseis multitarefa desenvolvida para a Marinha do Qatar. No verão do ano passado autoridades do Qatar confirmaram um pedido para quatro navios desta classe, cujo papel principal será fornecer defesa aérea as unidades escoltadas.
A corveta Qatari levará armamento bastante robusto para esta classe de navios. Eles serão equipados com canhão de 76 milímetros da Leonardo, dois lançadores verticais de 8 células cada para mísseis antiaéreos MBDA Aster 30, dois canhões auxiliares de 30 milímetros Marlin da Leonardo, dois lançadores quádruplos de mísseis anti-navio MBDA Exocet MM40 Block III e ainda um sistema de mísseis CIWS RIM-116 Rolling Airframe Missile (RAM) da Raytheon.
É previsto que o corte do aço da primeira das quatro corvetas de mísseis ocorra em Junho. As entregas de navios devem começar em 2021. A ordem do ano passado também inclui a entrega de um navio de assalto anfíbio e dois navios patrulhas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Altair
COLABOROU: Junker