A Índia no último dia 14, testou o míssil supersônico de cruzeiro BrahMos com sucesso. O míssil foi lançado pelo destroyer INS Kolkata no mar da Arábia, disse oficial.
O lançamento foi impecável e o míssil cumpriu todos os parâmetros projetados, disse o porta-voz Praveen Pathak, da BrahMos Aerospace.
A Marinha da Índia encomendou o destroyer INS Kolkata em 16 de agosto de 2014. Este é o primeiro navio desta classe, com mais dois em construção.
Todos os três navios serão equipados com o sistema de lançamento vertical de mísseis BrahMos como arma principal. O Lançador Vertical Universal Modular (UVLM), utilizado tem um design exclusivo, desenvolvido e patenteado pela BrahMos Aerospace. O UVLM tem os benefícios de furtividade e permite o lançamento do míssil verticalmente em qualquer direção.
Sudhir Mishra, chefe do programa Brahmos, parabenizou a equipe e a Marinha pela missão bem sucedida.
O BrahMos tem um alcance de 290 km e pode transportar uma ogiva convencional de até 300 kg. Ele tem uma velocidade máxima de Mach 2,8, o que é cerca de três vezes mais rápido que o míssil de cruzeiro Tomahawk dos EUA. Isso faz com do BrahMos, um dos mísseis de cruzeiro mais rápidos do mundo. Ele pode ser lançado de submarinos, navios, aviões e terra.
“O míssil BrahMos disparado pelo INS Kolkata, atingiu o alvo com precisão durante a TROPEX-2015, no Mar da Arábia”, disse o porta voz do Ministério da Defesa, Sitanshu Kar.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE:Indiatoday
FOTOS:India Navy