Destróier dos EUA navega no Mar do Sul da China, apesar da nova lei de notificação de Pequim

USS Benfold (DDG 65)

O destróier USS Benfold “afirmou direitos e liberdades de navegação” dentro de 12 milhas náuticas das ilhas Spratly, de acordo com uma nota da 7ª Frota nesta quarta-feira.

Enquanto isso, o USS Carl Vinson e seu grupo de ataque estavam treinando em outras partes da região, de acordo com a Marinha.

Toda a cadeia das ilhas Spratly é reivindicada pela China, Vietnã e Taiwan. As Filipinas, a Malásia e o Brunei também reivindicam porções delas.

Nenhum navio de guerra forneceu notificação a qualquer país com reivindicações no Mar do Sul da China, disse o porta voz da 7ª Frota, Lt. Mark Langford em um e-mail quarta-feira.

Também na quarta-feira, os militares chineses emitiram uma declaração dizendo que o Benfold entrou na área sem permissão e que havia sido rastreado, monitorado e advertido.

A declaração, atribuída ao Col. Tian Junli do comando do Teatro Sul, disse que Pequim tem “soberania indiscutível” sobre as ilhas. Também chamou a Marinha dos EUA de um “fabricante de risco de segurança no Mar do Sul da China” e o “maior destruidor” da paz e estabilidade regional.

A 7ª Frota respondeu com a sua própria declaração na tarde de quarta-feira, dizendo que a operação seguiu o direito internacional. Chamou a declaração de Beijing de “A mais recente em uma longa seqüência” de ações destinadas a deturpar as operações da Marinha e “afirmar reivindicações marítimas excessivas e ilegítimas”.

A China recuperou a terra e construiu uma infraestrutura militar nas ilhas Spratly desde 2014, de acordo com o Center for Strategic and International Studies Asia Maritime Transparency Initiative.

O Benfold fez a sétima operação da Marinha da Marinha na área deste ano, de acordo com uma declaração de departamento de defesa fornecida à Star and Stripes. Os EUA realizaram pela última vez uma operação de liberdade de navegação nas ilhas Spratly em fevereiro.

No final de julho, o Benfold passou pelo Estreito de Taiwan, outra prática que a China condena rotineiramente.

O Carl Vinson realizou operações aéreas e exercícios de ataque naval, treinamento coordenado entre unidades de superfície e aéreas na segunda-feira, disse o porta voz do Carl Vinson, Lt. CMDR. Miranda Williams, em um email para o Star and Stripes terça-feira.

“Operações com porta aviões no Mar do Sul da China não são novas ou incomuns”, escreveu ela. “Nossa Marinha voou, navegou e opera em toda a região indo-pacífica de acordo com a lei internacional por mais de 75 anos e continuará a fazê-lo.”

O Carl Vinson carrega aeronaves “Air Wing of the Future” da Marinha, que inclui os caças stealth F-35C e aeronaves Tiltrotor Osprey CMV-22B.

Em 1 de setembro, uma lei chinesa entrou em vigor que requer certos vasos estrangeiros, incluindo navios, submarinos e navios nucleares, transportando substâncias perigosas, para notificar as autoridades chinesas antes de entrar em áreas reivindicadas pela China, como o Mar do Sul da China.

A lei da China não impedirá as atividades militares da Marinha dos EUA na região, de acordo com o porta-voz do Pentágono, que disse que a Marinha navegará “onde quer que a lei internacional permita”.

As reivindicações de Pequim no Mar do Sul da China são delineadas pela “nine-dash line”, que adotou uma demarcação de um mapa chinês de 1947. Em 2016, um Tribunal das Nações Unidas declarou algumas dessas reivindicações ilegais sob a Convenção sobre a Lei do Mar.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

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