Deputado trabalhista pede para retirar o cemitério de submarinos nucleares de Plymouth

O deputado trabalhista está sendo instado a apoiar um novo plano para se desfazer dos 13 submarinos nucleares que se encontram na base naval de Devonport,  e criar empregos para a cidade no processo.

O deputado trabalhista da cidade, Luke Pollard, escreveu a primeira-ministra Theresa May e copiou todos os outros líderes partidários, pedindo-lhe que apoiassem sua ideia de pagar pelo descarte, e reciclagem dos subs aposentados, atacando os cofres do Departamento de Negócios, Energia e Energia. Estratégia Industrial (BEIS), em vez do Ministério da Defesa, que está sem dinheiro.



Pollard, Sutton e Devonport MP fazem parte de uma força-tarefa inter-partidária, incluindo Tory Trudy Harrison e Douglas Chapman do SNP em busca de uma solução para um problema que atormenta as docas de Devonport e Rosyth, na Escócia, há anos.

Há 13 submarinos nucleares redundantes em Devonport e sete em Rosyth. Não há perigo para o público, mas eles estão ocupando espaço vital.

E com três submarinos da classe Trafalgar, que devem sair do serviço ativo no início de 2020, e quatro da classe Vanguard sendo aposentados no início da década de 2030, Pollard disse que o relógio está correndo e que o espaço precisa ser liberado. Ele disse que os submarinos foram esquecidos, e devem ser removidos.

HMS Spartan no Rio de Janeiro 11/08/2005

E ele disse que, em vez de pressionar o MoD para levantar o dinheiro, o financiamento poderia vir do orçamento do BEIS, porque o departamento é responsável pela limpeza de usinas nucleares civis, e Pollard disse que não há diferença entre fazer isso em terra ou em um submarino.

Submarinos nucleares aguardando descarte em Devonport

Valiant: Defuelled, 1966-1994

Warspite: Defuelled, 1967-1991

Conquerer: Defuelled, 1971-1990

Courageous: Defuelled, 1971-1992

Sovereign: Fuelled, 1974-2006

Splendid: Fuelled, 1981-2004

Spartan: Fuelled, 1979-2006

Superb: Fuelled, 1976-2008

Trafalgar: Fuelled, 1983-2009

Sceptre: Fuelled, 1978-2010

Turbulent: Fuelled. 1984-2012

Tireless: Fuelled, 1985-2014

Torbay: Fuelled, 1985-2017

Área nuclear em Devonport

Ele disse que, fazendo Devonport o local preferido para a remoção de barras de combustível, nove ainda tendo-as a bordo, e Rosyth a base para a reciclagem dos cascos de aço, muitos empregos poderiam ser criados.

“As pessoas não sabem sobre esses submarinos, e quando digo, elas ficam chocadas”, disse Pollard.

“Eu quero fazer algo sobre isso neste parlamento porque todo governo chutou essa bola adiante. Mas não podemos manter essa responsabilidade infinita. Não podemos ter mais reatores em Devonport e não há lugar para submarinos adicionais. Custa muito dinheiro reciclar esses barcos antigos, retirar o combustível e desmontá-los. E gastar dinheiro para desmontar e reciclar esses antigos submarinos nucleares, tem baixa prioridade do MoD. O contribuinte já está pagando pela limpeza de 17 usinas nucleares civis, usinas de energia em todo o país. Então, por que não podemos aplicar os mesmos princípios para a limpeza de subs?”

“Nos últimos meses, venho montando um processo onde pedirei ao primeiro-ministro que se comprometa a financiar um programa de sub-reciclagem nuclear com o dinheiro proveniente do orçamento do BEIS. Temos uma janela de oportunidade nos próximos quatro anos, quando teremos que fazer alguma coisa.”

HMS Spartan visitou o Rio de Janeiro em sua última viagem antes de ser descomissionado.

Pollard, que informou Johnny Mercer e Gary Streeter, integrantes de Plymouth, sobre sua campanha, disse: “Somos uma cidade de classe mundial para o reabastecimento, abastecimento e reabastecimento de submarinos, o que poderia criar muitos empregos para Plymouth. Usando o orçamento comercial, há uma oportunidade de lidar com esses subs de uma vez por todas e criar empregos, seria uma vitória”.

A Sra. Harrison, cujo eleitorado cobre a usina nuclear de Sellafield, disse: “Cabe a essa geração de políticos levar a limpeza nuclear a sério. É certamente nossa responsabilidade priorizar a limpeza segura desses submarinos, o que daria suporte a nossa força de trabalho altamente qualificada, tecnologias inovadoras e fabricação avançada em Plymouth, Rosyth e também em West Cumbria.

“O descomissionamento também permite o treinamento de milhares de aprendizes em todo o país”.

Chapman, cujo eleitorado inclui Rosyth, disse: “Os princípios da limpeza nuclear foram estabelecidos no desmantelamento nuclear civil. A reciclagem de submarinos deve ser vista como uma nova oportunidade econômica para disseminar nossa expertise e propriedade intelectual em todo o mundo.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: PlymouthLive



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