Em 5 de junho de 2013, no aeródromo de Kubinka, perto de Moscou, foi demonstrado à uma delegação militar chinesa na Rússia um exemplar do caça Su-35S, em solo e em voo. O voo foi executado pelo Su-35S número 07 “Krasni” (vermelho) – a sétima máquina da série, construída para o contrato com a VVS em 2009. O caça foi transferido para a VVS em 28 de dezembro de 2012 e está atualmente no 929º Centro de Testes de Voo Estatal (GLITS) em Akhtubinsk. Em maio, o conselho de Akhtubinsk sobrevoou o aeródromo do “Instituto de Pesquisa de Vôo”, em Zhukovsky perto de Moscou, onde está sendo realizada a preparação para a participação no show aéreo de Le Bourget (França) em junho.
Recordamos que a terceira iteração do Su-35 (programa T-10BM) foi criada inicialmente visando principalmente o mercado chinês, e só em 2009 a administração da companhia “Sukhoi” conseguiu um contrato para o fornecimento de 48 aeronaves desse modelo em versões para a VVS. Ao mesmo tempo, promovia a continuação da cooperação de longo prazo com o Su-35 na China. Em 2007, tratou-se com o lado chinês para trabalhar as questões relativas à possível oferta de um mínimo de 48 aeronaves para a PLAAF chinesa.
Em novembro de 2010, em Pequim, na reunião da comissão inter-governamental sino-russa de cooperação técnico-militar foi alcançado um acordo provisório sobre a aquisição, pela China, de 48 dessas aeronaves. E em outra reunião da 17ª Comissão, em Pequim, ocorrida em 20-21 de novembro 2012, assinou-se um protocolo sobre a compra pela China de 24 caças Su-35. Em 22 de janeiro de 2013, em Pequim foi assinado um “Acordo entre o Governo da Federação da Rússia e o Governo da República Popular da China sobre o desenvolvimento de cooperação técnico-militar no domínio da aviação militar”, onde a parte central era um acordo para aquisição, pela China, de 24 Su-35 e abriu o caminho para negociação direta de contrato. O início da entrega desses aviões para a China é esperado para após 2015.
FONTE: bmpd.livejournal