Em 18 de setembro, a DCNS lançará ao mar a terceira fragata multimissão FREMM (Frégate Européenne Multi-Missions) destinada à Marinha Nacional da França. A Provence, que integra a Classe Aquitaine, será entregue em 2015. A DGA (Direction Générale de l´Armement) contratou, através da OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en matière d’Armement), um total de 11 fragatas FREMM em dois contratos separados, incluindo nove unidades de guerra antissubmarina e duas de defesa antiaérea, sendo estas últimas localmente designadas como FREDA (Frégate de Défense Aérienne), para substituírem progressivamente as fragatas do tipo F67 e F70.
A DCNS possui atualmente em construção, em seus estaleiros de Lorient, três fragatas: a Normandie, lançada ao mar em outubro de 2012 e programada para ser entregue em 2014, a Languedoc e a Auvergne, e iniciará este mês a construção da Alsace. O primeiro navio, o D650 FS Aquitaine, foi formalmente entregue em novembro de 2012. A DCNS, no presente momento, está finalizando a construção de uma FREMM para a Marinha Real do Marrocos, a D601 Mohammed VI, cuja entrega deverá acontecer este ano. No marco da Lei de Programação Militar 2014-2019 (LPM), serão recebidos neste período cinco navios. As últimas alterações determinaram que a sétima e oitava unidades terão a configuração de guerra antiaérea e não de guerra antissubmarina, como estava inicialmente previsto. Em 2016 será tomada a decisão sobre a configuração dos três últimos navios.
Inicialmente, as três últimas unidades construídas estavam programadas para serem uma de guerra antissubmarina e duas FREDA. A data de conclusão do programa estava prevista para 2022, mas os últimos dados apontam para um atraso na entrada em serviço dos navios.
Na versão antissubmarina, a FREMM está armada com uma estação Super Rapid, dotada de uma peça de 76 mm, oito mísseis antinavio Exocet MM 40 Block III, dezesseis mísseis superfície-ar Aster 15, dezesseis mísseis de cruzeiro MdCN, dois sistemas antitorpedos Contralto-V, dois lançadores NGDS e sistemas para metralhadoras de 12,7 mm. As FREDA, por sua parte, recebem trinta e dois mísseis Aster 15 e trinta MdCN. A Normandie será a primeira unidade dotada com o sistema NARWHAL.
Fonte: Defensa.com
Tradução e Adaptação: Defesa Aérea & Naval