Ao reunir habilidades e conhecimentos navais e aeroespaciais, a formação de equipes da DCNS e da Airbus Helicopters serão equipadas para lidar com todos os desafios técnicos decorrentes da integração naval dos drones através da criação de uma arquitetura de sistema robusto que pode evoluir e se adaptar para atender todas as necessidades.
Dez anos de experiência na integração naval de aviões teleguiados
Para DCNS, os drones são os olhos errantes do sistema de batalha,onde suas missões serão supervisionadas pelo sistema de gestão de combate de cada navio, garantindo maior eficácia em tempo real, em apoio às operações navais. Oferecendo uma verdadeira vantagem tática, o Drone VTOL é um componente orgânico de navios de guerra e aumenta o potencial operacional das forças navais.
O CEO DCNS Hervé Guillou disse: “Vamos continuar a inovar nestas áreas e dar aos drones a capacidade de realizar missões cada vez mais complexas ao longo de distâncias maiores em um ambiente interoperável com o aumento da digitalização dos recursos. Tal digitalização depende da implantação de soluções de segurança cibernética que oferecem uma melhor proteção dos dados e as comunicações entre os drones e os navios.”
O papel da DCNS na parceria será o de projetar e fornecer todo o sistema do Drone VTOL integrado ao navio de guerra. DCNS vai projetar e desenvolver as soluções para a operação nos navios e integração do Drone, incluindo a especificação e validação das cargas úteis e links de dados missão. DCNS também irá produzir sistema de missão do Drone, o que permitirá a gestão em tempo real de suas operações e permitir que as suas cargas úteis para ser controlado através do sistema de gestão de combate.
Ao longo dos últimos dez anos, DCNS tem supervisionado com sucesso a agência de compras de armamentos franceses (DGA) e os principais programas de estudo sobre o Drone para a Marinha Francesa, que opera tanto no seu próprio e em parceria. No processo, o Grupo adquiriu know-how que é único na Europa e possui soluções para a integração de sistemas de drones aéreos em navios de guerra ou permitindo-lhes operar em navios. Estas soluções foram testadas no mar.
O VSR 700: uma solução de multi-facetada e robusta
Uma plataforma versátil e acessível, o VSR700 foi desenvolvido pela Airbus Helicopters, com vista a proporcionar aos clientes militares uma solução que utiliza uma aeronave civil experimentada e testada, atingindo o melhor equilíbrio possível entre desempenho, flexibilidade operacional, a confiabilidade e os custos operacionais. O aproveitamento das tecnologias de voo autonomo foram testados pela Airbus Helicopters através de uma série de programas de demonstração. O VSR700 é derivado de um helicóptero civil, o Cabri G2 (desenvolvido pela empresa Hélicoptères Guimbal), que provou sua confiabilidade e baixos custos operacionais em serviço.
Sob os termos da parceria, a Airbus Helicopters será responsável pela concepção e desenvolvimento do Drone VSR700, bem como as diversas tecnologias necessárias para drones executarem missões aéreas, tais como a ligação de dados, capacidade de carga e uma capacidade de “ver e evitar” que permitam o drone sua integração no espaço aéreo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN