Com o objetivo de reforçar e consolidar a cooperação industrial a longo prazo entre as indústrias francesa e norueguesa, o evento contou com a participação de mais de 65 empresas de defesa norueguesas, juntamente com a equipa francesa, incluindo a DCNS, a Thales e algumas das principais empresas francesas, confirmando o verdadeiro desejo de estabelecer parcerias tecnológicas e contratos a longo prazo entre a França e a Noruega.
O Ministério da Defesa norueguês anunciou em abril de 2016 que DCNS foi selecionada como um dos dois candidatos potenciais para a substituição de sua frota submarina. Como parceiro histórico da Noruega, DCNS propõe o design comprovado do seu submarino Scorpene como uma opção possível para substituir os submarinos de classe Ula em serviço da Marinha Norueguesa.
O Grupo tem o forte apoio das autoridades francesas. Como um aliado da OTAN, a França está empenhada em reforçar a sua cooperação estratégica com a Noruega. O submarino Scorpene representa o estado da arte em design submarino e construção. Beneficiado pelas tecnologias mais avançadas desenvolvidas para os submarinos operados pela marinha francesa, incluindo as tecnologias do novo submarino Barracuda, assegurando a marinha norueguesa uma vantagem para os desafios que tem que enfrentar ao norte.
Empresas de defesa norueguesas e francesas foram convidadas a aprofundar as discussões já em curso sobre um vasto âmbito dos sistemas terrestres, aéreos e marítimos. A organização de workshops temáticos tem sido ideais para se debater sobre parcerias tecnológicas em torno de projetos específicos e áreas técnicas. As próximas reuniões de trabalho fazem parte do processo do Plano de Cooperação Industrial e um passo-chave para a assinatura de parcerias frutuosas entre empresas francesas e norueguesas em 2017, na continuação da intensa rede de trabalho iniciada em 2016.
A DCNS tem uma longa e forte experiência na concepção e construção de submarinos avançados para a Marinha francesa e clientes internacionais, incluindo quando se trata de participação industrial e está ciente das expectativas do parlamento norueguês. A DCNS e os seus parceiros franceses prepararam um plano de cooperação de alto valor para a indústria norueguesa que permitirá abordar o mercado internacional, numa parceria de longo prazo baseada no oitavo eixo tecnológico definido pelo Ministro da defesa.
A parceria bem sucedida entre a Noruega e a DCNS começou na década de 1980 com o P Hauk de barcos patrulha. Em 2003, a Royal Norwegian Navy selecionou a DCNS em parceria com a KDA norueguesa e a UMOE Mandal para construir os novos navios FPBs Skjold.
Como um fornecedor de forças da OTAN, o Grupo proporcionou à Noruega o aumento de suas capacidades navais. Com o Scorpene na Noruega, a DCNS espera construir um novo passo na sua bem sucedida experiência de cooperação com a Marinha Real Norueguesa e com a indústria norueguesa.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN