Um contrato para operar novo quebra-gelo Antártico da Austrália foi assinado após dois anos de negociações.
O contrato de US $ 2 bilhões foram adjudicados a empresa DMS Marítima com sede em Sydney. A empresa irá operar e manter o navio ao longo dos próximos 30 anos, e supervisionar a construção pelo estaleiro holandês DAMEN.
Não houve proposta australiana para a construção de navios especializados. Mark Irwin da DMS Maritime disse que o navio estará pronto em meados de 2020.
“Estamos muito animados com o projeto, e ele vai melhorar em quase todos os aspectos o navio atual <Aurora Australis>“, disse ele.
A ministra do exterior, Julie Bishop disse que Hobart será porto de origem do navio.
“Isso vai significar uma quantidade significativa de trabalho para as empresas locais, significando mais empregos locais para o fornecimento de manutenção, e as operações para a Antártica de forma mais geral,” disse ela.
O ministro do meio ambiente Greg Hunt, disse que o navio de 156 metros seria capaz de transportar pessoas, combustível, suprimentos e equipamentos para as bases de abastecimento da Antártida, mas também seria uma plataforma científica que poderá ser usada para mapear o fundo do mar.
A competição poderá ser realizada para nomear o novo navio quebra-gelo. Entusiastas querem seguir o exemplo do público britânico, e sugeriram nomear seu navio quebra-gelo de “McBoatface”.
Mas o Sr. Hunt já descartou a sugestão, dizendo que a participação do público na nomeação do navio, será uma decisão do Governo.
Apesar de McBoatface ter sido descartado, o público australiano está bem “criativo”. Vejam alguns nomes abaixo:
– Ice Ice Breaky
– Breaker Morant
– Ice Break For No One
– Antarctic Steve
– The Penguin Intimidator
– HMAS Shrinkage
– Carrie Breakmore
– Ice Pie With My Little Eye
– Environment Minister Greg Hunt
– Winter Is Com…Oop, No It’s Here
NOTA DO EDITOR: Se algum leitor brasileiro quiser se arriscar, basta ficar atento ao anúncio do governo australiano e enviar sua sugestão.
FONTE: abc.net.au
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN