Ele foi acompanhado pelo Secretário de Defesa Nacional, general Salvador Cienfuegos. A cerimônia é parte do processo de construção naval, tradicionalmente para atrair boa sorte para um navio em construção. Nesta ocasião, um Long Range Patrol Boat Damen Sigma 10514.
A Marinha mexicana é um cliente de longa data doestaleiro Damen e atualmente opera nada menos do que dez embarcações Damen em sua frota. O projeto para um Sigma 10514 foi assinado no início deste ano.
Tal como aconteceu com o navios anteriores da classe Sigma construídos para a Marinha da Indonésia, o navio para a marinha do México será construído de forma modular, com atividades de construção naval ocorrendo na Holanda e no México. Dois dos seis módulos serão construídos no DSNS em Vlissingen, enquanto os quatro restantes serão construídos em um estaleiro mexicano. Após a conclusão, os seis módulos serão integrados no estaleiro mexicano. Desta forma, o estaleiro Damen contribui para o desenvolvimento das capacidades de construção da indústria naval mexicana relacionadas aos sistemas de controle, propulsão e detecção.
Um porta-voz do Damen disse sobre o contrato: “Estamos extremamente orgulhosos de sermos escolhidos para este projeto de alto nível. Esta embarcação demonstrará mais uma vez as capacidades que o Damen possui para construir navios em qualquer país do mundo, atendendo aos requisitos do cliente. O Sigma 10514 desempenhará um papel fundamental nos planos da Marinha mexicana em modernizar sua frota”.
O navio Sigma 10514 foi projetado para realizar uma ampla gama de missões. O navio permitirá que a Marinha do México participe em exercícios internacionais, missões humanitárias e aumente a sua presença nas suas águas territoriais e Zona Econômica Exclusiva do país.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
NOTA DO EDITOR: Sigma 10514 em alguns sites europeus de Defesa é chamado ora como Fragata, ora como Corveta e agora pelo Damen de “Long Range Patrol Vessel”, gerando uma certa confusão para classificar o modelo. Solicitamos ao estaleiro a informação exata e a resposta é que o mesmo modelo pode ser uma corveta, fragata ou um OPV, dependo apenas dos sistemas embarcados a bordo. O modelo se for equipado com sistemas simples será considerado um OPV.