CRUZEX Flight 2013 – Realizado o primeiro lançamento de paraquedistas

C-130-FAB-2474

Na manhã desta quarta-feira (06/11), mais uma missão decolou da Base Aérea de Natal (BANT). Dessa vez, seis aeronaves de transporte partiram para o primeiro lançamento real de paraquedistas realizado durante a CRUZEX 2013.

Dois C-130 Hercules e dois C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), em conjunto com dois C-130J, da Real Força Aérea Canadense, participaram da operação de Airlift, missão de transporte aeroterrestre. Cinco das aeronaves de transporte realizaram a simulação de lançamento de pessoal do Grupo de Operações Especiais, sendo que um C-105 realizou o lançamento real de paraquedistas.

As aeronaves decolaram às 9:30hs, em duplas e em intervalos de três minutos, primeiro as brasileiras e por fim as canadenses. Os cargueiros foram seguidos por um grupo formado por caças das FAB, Uruguai, Venezuela, Colômbia e Equador e de helicópteros, que também estavam envolvidos nesta missão.

De acordo com o Capitão Bruno Américo, Oficial de Ligação do 1º GTT, Equadrão Cascavel, as aeronaves de transporte navegam a baixa altura, cerca de 150 metros, e contornam os obstáculos do território até alcançar o ponto de lançamento dos paraquedistas no território inimigo.  Enquanto isso, as aeronaves de alto desempenho, que combatem entre si em outra área, procuram fazer a interceptação à longa distância das aeronaves de transporte.

Missões como esta acontecem todos os dias até o fim da CRUZEX Flight 2013 e, na tarde desta quarta-feira, aeronaves C-130 Hercules participaram ainda do lançamento Simulado de Carga, que aconteceu com a mesma dinâmica, envolvendo as diversas aeronaves das nações participantes.

Sair da versão mobile