Pyotr Veliky (Pedro, o Grande, em russo), o maior cruzados do mundo e nau capitânia da Frota do Norte da Rússia, navegou no Mar de Barents para exercícios defeza aérea e anti-submarino, relatou a cadeia militar russa Zvezda.
Com cerca de 25.000 toneladas, este cruzador da classe Orlan com propulsão nuclear, tem grande autonomia e é o maior navio militar no mundo que não é um porta-aviões, mas pode levar alguns helicópteros anti-submarino.
Construído durante a Guerra Fria, “foi lançado em 1989 com a missão de afundar porta-aviões inimigos, e pode acomodar um enorme arsenal de mísseis anti-navio, sistemas de defesa aérea de diferentes classes, diferentes armas anti-submarinos e mísseis de cruzeiro entre outros armamentos.
Outro cruzador do projeto 1144 Orlan que a URSS desenvolveu, o cruzador Admiral Nakhimov, em modernização no estaleiro no norte da cidade de Severodvinsk e, que em 2018 será equipado com o sistema de mísseis hipersônicos Tsirkón e vários shuttles classe Kalibr, recentes estrelas na operação anti-terrorista na Síria. O Piotr Veliky receberá a mesma atualização quando seu irmão gêmeo entrar em serviço.
Vários analistas russos acreditam que os dois cruzadores pesados com propulsão nuclear, significarão um reforço excelente para a Marinha russa em 2020-2021, tempo suficiente para formar grupos de navios furtivos de escolta para acompanham -los .
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT