A mídia grega, incluindo Proto Thema, que é próxima ao governo na Grécia, disse que um navio de pesquisa turco colocou cabos, mas não está conduzindo pesquisas no espaço marítimo grego no Mar Egeu.
O navio de pesquisa turco Oruç Reis, está acompanhado por navios de guerra turcos. O Oruç Reis veio da plataforma continental cipriota e entrou na extremidade oriental da plataforma continental grega há cerca de uma hora.
Entrando na plataforma continental grega, o Oruç Reis espalhou cabos, mas não realizou levantamentos de depósitos de gás nas águas gregas.
A mesma mensagem é enviada a cada 15 minutos pela rádio dos navios gregos, avisando a tripulação e o capitão do Oruç Reis que está na plataforma continental grega e exigindo que o navio deixe a área.
Segundo informações da Iefimerida, três navios de guerra da Marinha grega estão localizados perto do navio de pesquisas turco e sua escolta, enquanto muitos outros estão atrás deles.
Enquanto isso, os militares gregos suspenderam todos os pedidos e licenças para militares que estavam programados para tirar férias ou férias, conforme relatado pelo Greek City Times.
As únicas exceções àquelas aprovadas ou solicitadas para tirar licença são as licenças por doença, licença maternidade (para mulheres) e licença parental (para homens).
O Ministro dos Negócios Estrangeiros Nikos Dendias, o Ministro da Defesa Nikolaos Panagiotopoulos e o chefe do exército grego Konstantinos Floros, participaram no Conselho do Governo de Segurança Nacional com o Primeiro Ministro Kyriakos Mitsotakis na manhã de hoje.
Eles disseram na época que a Grécia está em plena prontidão política e operacional para lidar com a agressão turca.
O general Floros também assegurou aos gregos que “Tudo ficará bem, tudo ficará bem!” sugerindo que os militares gregos têm plena confiança em lidar com este último ataque de agressão turca.
Enquanto isso, o chefe da Otan, Jens Stoltenberg, mais uma vez assumiu uma posição fraca sobre a agressão turca contra a Grécia, afirmando no Twitter:
“Falei com o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis hoje sobre a situação no Mediterrâneo oriental. A situação deve ser resolvida em um espírito de solidariedade Aliada e de acordo com o direito internacional.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: GreekTimes