Por Victor Barreira
A empresa estatal ucraniana Ukrinmash, parte do conglomerado Ukroboronprom, está propondo uma versão do seu projeto 58250 corvette para o programa de aquisição de corvetas da classe Tamandaré da Marinha do Brasil.
A proposta da empresa conhecida como corveta projeto 58300 ‘Amazonas’, é uma versão do Projeto Ucraniano de linha de base 58280 do Centro de Construção Naval do Estado de Pesquisa baseado em Nikolayev (Mykolaiv), adaptado para atender às exigências brasileiras.
A Ukrinmash se uniu ao estaleiro estatal brasileiro Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) em sua tentativa de ganhar o projeto de quatro navios da classe Tamandaré, que tem um orçamento atual de 2 bilhões de reais (USD 518,5 milhões).
Ukrinmash disse a Jane que, se selecionado, está pronto para entregar o navio como propriedade intelectual à Marinha do Brasil.
Outras empresas participantes da proposta ucraniana incluem a Atlas Elektronik, a Rohde & Schwarz, a Thales, a Leonardo, a Zeppelin, a Caterpillar, a Chernomorsky Shipbuilding Yard, a Transas, a State Research & Design Shipbuilding Center, a China Precision Machinery Import and Export Corporation, a Mykolayiv Shipyard, Zorya-Mashproekt, Complexo de Pesquisa e Desenvolvimento de Turbinas a Gás e Escritório de Design do Estado de Yuzhnoye.
A Ukrinmash está propondo o sistema de gerenciamento de combate da série Thales Nederland TACTICOS (CMS) para a corveta.
As principais características do projeto incluem um deslocamento total de 2.650 toneladas, um comprimento de 112 m, boca de 13,5 m, um alcance de até 4.000 milhas náuticas a 14 nós, uma velocidade máxima de 30 nós, bem como um hangar e um convoo para apoiar as operações de um helicóptero de tamanho médio até 11 toneladas, com uma tripulação de 110 militares e permanência no mar de até 30 dias.
A oferta de armamentos e sesores inclui dois lançadores de mísseis quadrúplos superfície-superfície, um lançador vertical para mísseis anti-aéreos, um canhão de 76 mm, dois canhões de 35 mm, dois lançadores de torpedos triplos de 324 mm, duas estações com metralhadoras de 12,7 mm, lançadores de decoys, radares de vigilância 3D de médio alcance e longo alcance, sonares montados no casco e rebocados, um sistema de passadiço integrado, um radar diretor de tiro, equipamentos de comunicação, navegação e guerra eletrônica, um radar identificador de alvos de longo alcance e câmeras de vigilância eletro-ópticas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Jane’s 360