A Operação Naval multinacional “ATLASUR-IX”, será realizada, no período de 24 de setembro a 09 de outubro, ao longo da costa sul-africana e contará com a participação dos seguintes meios navais: Fragata SAS Amatola e o Submarino SAS Queen Modjajdi I (SSK 209), Marinha da África do Sul; Corveta ARA Espora (MEKO 140), da Marinha da Argentina; Corveta Barroso (V-34), da Marinha do Brasil; e a Fragata ROU Uruguay, da Marinha do Uruguai.
O Comandante do 1º Esquadrão de Escolta, Capitão-de-Mar-e-Guerra Marco Lucio Malschitzky, exercerá a função de Comandante do Grupo-Tarefa Brasileiro na operação, CTG 19.1.
A Corveta Barroso terá embarcada uma aeronave AH-11A Super Lynx e um destacamento de Mergulhadores de Combate. Seu atual comandante é o Capitão-de-Fragata Iunis Távora Said.
A Corveta Barroso desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro em 10 de setembro e, em conjunto com a Corveta Espora e a Fragata Uruguay, foram a África do Sul, onde participarão da Comissão “ATLASUR-IX”. Em seguida, a Corveta Barroso participará da Comissão “IBSAMAR III”, na mesma área marítima, com término previsto em 26 de outubro. O navio iniciará seu retorno em 30 de outubro, com previsão de atracação, no Rio de Janeiro, em 10 de novembro, perfazendo dois meses de comissão.
Dentre os exercícios que serão realizados, destacam-se: manobras táticas, tiro antiaéreo noturno, trânsito com ameaça aérea, operações antissubmarino, operações aéreas, transferência de carga leve e exercício de confronto de forças, onde, em um cenário fictício, ocorrerão simulações de ameaças assimétricas e de inserção de forças especiais.
Os navios atracarão nos portos de Simon’s Town e Cape Town, onde estão previstos diversos eventos, dos quais pode-se ressaltar briefings de operações e logística, congraçamento entre as tripulações, visitação pública e conferência de imprensa, dentre outros.
FONTE: Nomar