A Marinha sul-coreana irá equipar seis navios com mísseis balísticos táticos superfície-superfície para enfrentar as potenciais ameaças por parte da Coreia do Norte.
De acordo com a agência Yonhap, que alega fontes nos meios militares, trata-se de navios com deslocamento de cerca de 2,3 mil toneladas. O alcance dos mísseis balísticos será de cerca de 150-200 quilômetros, o que permitirá aos militares sul-coreanos atingir alvos no território da Coreia do Norte, se for preciso.
A marinha pretende iniciar os trabalhos de instalação de mísseis nos navios já em setembro de 2016.
“Os mísseis balísticos táticos irão aumentar consideravelmente a capacidade de combate das Forças Armadas da Coreia do Sul e irão completar os meios de contenção contra a agressão norte-coreana”, escreve a Yonhap citando palavras da sua fonte.
A situação na península da Coreia agravou-se após os testes nucleares e lançamentos de mísseis balísticos realizados pela Coreia do Norte. Apesar das sanções introduzidas pelo Conselho de Segurança da ONU e ameaças dos adversários dos norte-coreanos, Pyongyang declarou que não pretende desistir de elaboração de tecnologias nucleares e de mísseis enquanto sentir ameaça por parte dos Estados Unidos. Além disso, a mídia sul-coreana escreveu várias vezes que Pyongyang está levando a cabo a modernização de seus estaleiros navais em Sinpho, no leste da Coreia do Norte, e construindo docas para novos submarinos, inclusive submarinos lançadores de mísseis balísticos.
FONTE: Sputnik