Coreia do Sul doa Corveta PCC 755 “Anyang” para a Marinha da Colômbia

No desenrolar dos acordos de cooperação subscritos entre a República da Coreia do Sul e a República da Colômbia, encontra-se atualmente em revisão o memorando de entendimento entre os dois governos que formalizará a transferência, pela primeira, da Corveta tipo PCC (Patrol Combat Corvette) 755 “Anyang”, para a segunda.

O navio será transferido após ser colocado em condições operacionais pelo Estaleiro Naval da Armada da Coreia, de maneira que esteja pronto para incorporação pela Armada da Colômbia em condições ideais. O cronograma de incorporação da Corveta inclui igualmente atividades de adequação do meio para operação pela Colômbia e o treinamento da tripulação utilizando os planos de manutenção e operação do navio, que serão realizados na Coreia, no Centro de Adestramento de Jinhae.

Esta previsto que a travessia para a Colômbia inclua os portos de Apra Harbor, em Guam, Pearl Harbor, no Havaí, San Diego, na Califórnia e Manzanillo, no México, navegando mais de 10.400 milhas náuticas por um período de quase dois meses, chegando no primeiro semestre de 2014.

A Armada Nacional colombiana escolheu A.R.C. “Nariño” como nome da Corveta, em homenagem a este importante estado colombiano e pelo compromisso da Instituição com a soberania e segurança de seu litoral banhado pelo  Pacífico. Uma vez que o navio ingresse em águas colombianas, o mesmo será adjudicado à Força Naval do Pacífico.

FONTE: defensa.com Carlos Vanegas

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea e Naval

Sair da versão mobile