Em apenas uma semana Pyongyang lançou dois mísseis de médio alcance e é esperado para começar a produção em massa de sua nova arma. A mídia estatal norte-coreana transmitiu imagens dos preparativos e do lançamento de míssil balístico concluído com êxito neste 21 de maio.
O teste realizado no último domingo, o segundo em uma semana pela Coreia do Norte, foi realizada sob a supervisão pessoal do líder da nação, Kim Jong-un . Foi o lançamento de um míssil balístico terra-terra meio – gama Pukguksong-2 (KN-15), que superou uma distância de 500 quilômetros e caiu no Mar do Japão.
Ele prevê que após o teste bem sucedido do novo míssil, o seu início a produção em massa seja implantado para uso em combate.
A Coreia do Sul, por sua vez, condenou o lançamento, porque “as provocações repetidas por Pyongyang constituem um ato imprudente e irresponsável envolvendo um balde de água fria para as expectativas e aspirações de face comunidade internacional para alcançar a paz e a desnuclearização da península coreana”.
Nos últimos meses, a Península coreana vive uma escalada de tensão por causa da persistência de Pyongyang ir em frente com seu programa nuclear e as ações tomadas por Washington em resposta.
A situação na região piorou ainda mais após as manobras militares em larga escala conduzidos em conjunto pelos Estados Unidos e Coreia do Sul, em resposta à qual a Coréia do Norte declarou que não tinha medo de uma guerra contra o Washington, que sem dúvida eles sairiam vitoriosos, ante uma ameaça de “ataque de surpresa e preventivo”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT