Por Evan Ackerman
A coisa nessa foto não é um torpedo fóton. Mas, é perto. É um canhão de fótons, atualmente em desenvolvimento pela General Atomics. Pequeno, versátil e completamente auto-suficiente, ele se transforma em uma poderosa arma laser. E com apenas dois metros cúbicos de volume, você não deve ter problemas de montá-lo no bagageiro de seu Volvo.
O Tactical Laser Weapon Module da General Atomics é um desses pedaços de tecnologia futurista que podem aparecer do nada em uma exposição militar (neste caso, no Sea-Air-Space Exposition da US Navy) e apenas ficar lá, atraindo muita atenção enquanto também é quase inteiramente analisado.
O que fomos capazes de descobrir sobre essa coisa é que é uma arma a laser com energias de saída (apenas de saída, não o poder total do sistema), variando de 75 kilowatts por todo o caminho até 300 kilowatts. Para colocar isso em perspectiva, cerca de um ano atrás, escrevi sobre como a Lockheed estava usando um laser de fibra portátil para abater foguetes em um intervalo de 1,5 km utilizando apenas 10 quilowatts de energia. Basta dizer que, 300 kilowatts é muita coisa. O peso do sistema é dependente da sua potência de saída e o número de tiros que você quer, mas os engenheiros da General Atomics dizem que eles fixaram para baixo, a apenas 4 kg por kilowatt.
O módulo na imagem acima representa quase a totalidade de um sistema de armas laser operacional. Você vai ter que conectá-lo ao seu próprio controlador, mas caso contrário, tudo o que precisa para terminá-lo é um diretor de raio, um telescópio direcionável que pode interceptar o feixe de laser que sai daquele buraco na parte da frente do módulo e, em seguida, aponte-o para o que você quer que ele queima. Você nem precisa conectar o módulo a uma fonte de alimentação externa, pois ele é embalado com baterias de lítio-íon suficientes para dar-lhe algum número de disparos (embora, como acontece com quase todas as perguntas que fizemos, a General Atomics não vai nos dar números específicos, porque é, bem, classificada).
A General Atomics foi tão longe a ponto de sugerir que este laser seria ótimo como um add-on para as aeronaves AC-130 ou V-22 Osprey. Ele é tão pequeno, que também caberia em UAVs como o Predator C. Poderia até ser transportadas por veículos terrestres, como o Joint Light Tactical Vehicle, o que significa que eu apostaria que meu Volvo poderia lidar com isso também. “Se cuida, engarrafamento.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Spectrun.ieee.org