Personalidades femininas que ocupam cargos notáveis e fizeram história na exploração do universo recebem turistas no Centro de Visitantes da NASA
Esta é uma boa dica para os leitores que tiverem a oportunidade de visitar o Kennedy Space Center em março.
Até 1980, as mulheres eram figuras escondidas nos bastidores das missões da Agência Espacial Americana, história bem retratada no longa-metragem Estrelas Além do Tempo (2016). Hoje, com melhores oportunidades e um recrutamento mais democrático, o já expressivo número de personalidades femininas no mundo da exploração do universo pode ser conferido no Hall da Fama dos Astronautas Americanos.
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, entre 1º e 5 de março, a Astronauta Anna Fisher tem um encontro marcado com os visitantes do Complexo Kennedy Space Center! Durante todo o dia acontecem eventos do programa ‘Encontro com um Astronauta’, quando os turistas poderão pegar um autógrafo e matar a curiosidades sobre a vida fora da Terra. Por um custo adicional é ainda possível participar do ‘Almoço com um Astronauta’ com a Dra. Fisher.
Anna foi uma das seis primeiras astronautas mulheres da NASA e a primeira mãe a viajar ao espaço, além de ter se mantido na equipe de comando nos primeiros anos da construção da Estação Espacial Internacional (1996 a 2002).
A ocasião é perfeita para dar uma passadinha no Hall of Fame e conferir as nove mulheres que também conquistaram seu espaço na história da corrida espacial: Eileen Collins, Bonnie Dunbar, Susan J. Helms, Shannon Lucid, Ellen Ochoa, Sally K. Ride, Rhea Seddon, Kathy Sullivan e Kathy Thornton.
Em 2016 a NASA presenciou outro marco para a história das mulheres, quando Charlie Blackwell-Thompson foi nomeada como diretora de lançamento do Programa de Exploração de Sistemas Terrestres, se tornando a primeira mulher a ocupar o cargo no Firing Room-1 do Kennedy Space Center. Dentre as inúmeras funções, cabe à Charlie liderar e gerenciar o planejamento e execução de operações de lançamento da capsula Orion, que levará os astronautas para Marte até 2030.
A NASA também criou o site Women@NASA onde compartilha vídeos e história das funcionárias da agência não apenas como esforço para inspirar meninas e mulheres sobre a carreira espacial, mas também para reivindicar mudanças nas políticas que impactam o mercado de trabalho.