Como será a próxima geração de LPDs da US Navy?

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O estaleiro Huntington Ingalls Industries (HII), revisou seu plano de usar a forma do casco do classe San Antonio (LPD-17) como candidato à próxima geração de navios de guerra anfíbia da US Navy, LX (R), informaram os funcionários da empresa ao USNI na terça-feira passada.

O HII estudou variantes do casco do LPD-17  por dois anos para a US Navy, desde uma plataforma de defesa contra mísseis balísticos (BMD), como para um candidato a LX (R) como LPD Flight II.

O HII fez um mock-up  do novo LPD Flight IIA no início deste ano. O HII modificou o design original do LPD-17,  removendo alguns dos recursos mais sofisticados e criando o chamado caminhão anfíbio para substituir a envelhecida classe atual Whidbey Island (LSD-41) e Harpers Ferry (LSD-49) de 16.000 toneladas.

Embora o conceito não seja novidade, a notícia foi dada mês passado de acordo com um memorando do secretário da Marinha, Ray Mabus, o HII está trabalhando no design do novo navio, onde a maior melhoria da capacidade será na capacidade de comunicação e de operações aéreas do navio.

No seu inicio, os LSDs “eram realmente apenas caminhões para operar sempre junto com os Navy’s Amphibious Ready Groups (ARGs) e nunca se afastar dele”, transportando veículos e embarcações de desembarque provendo suporte ao ARG, disse o Maj. Gen. Robert S. Walsh, diretor Divisão Expedicionária de Guerra (N95), ao USNI Notícias.

No entanto, as operações modernas têm exigido que os ARGs se dividam para realizar missões diferentes – às vezes centenas de quilômetros de distância dos outros navios do grupo.

O LX (R) será muito maior do que os navios que serão substituídos, deslocando cerca de 7.000 mais do que os LSDs atuais, pulando para 23.470 toneladas, disseram os funcionários do HII ao USNI.

Em vez dos quatro motores a diesel Colt-Pielstick, o modelo do HII reduz para dois motores principais de propulsão a diesel não especificadas (MPDE).

O Flight IIA reduzirá a metade os espaços médicos hoje existentes no LPD. Funcionários da empresa também disseram que a configuração atual se manteria com dois pontos para LCAC hovercraft ou de um utility landing craft (LCU).

Outras mudanças incluem a redução da capacidade da tropa de 800 para 500, com uma tripulação de cerca de 400 marinheiros.

USS Carter Hall (LSD 50), USS San Antonio (LPD 17), e o USS Roosevelt (DDG 80) – (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Jason R. Zalasky/Rel

Embora o HII seja o dono do design e construtor da classe San Antonio, eles não estão garantidos no contrato do projeto e construção para a nova classe LX (R). O General Dynamics NASSCO em San Diego, na Califórnia, também ajudou a Marinha em seu impulso atual para reduzir o custo no início do processo de aquisição e está bem cotado para licitar a obra final.

“Tanto o HII e o NASSCO estavam ajudando com ideias sobre como conduzir custo baixo”, disse Walsh.

“Quando eu falo em concorrência, eu quis dizer que olharia para qualquer um que pudesse competir e planejá-lo, e certamente esses dois estaleiros tem capacidade de competir neste ambiente.”

A Marinha analisa as alternativas para o LX (R), e tem sido descrita como “a melhor conversa sobre projeto de navio que tivemos em um longo tempo dentro do governo”, disse o chefe do NAVSEA, vice-almirante. William Hilarides.

Funcionários do HII não forneceram ao USNI, uma estimativa de custo para a sua versão, mas de acordo com informações passadas pela Marinha, o primeiro LX (R) pode custar cerca de 1,64 bilhões dólares, e na sequência, existe a previsão de cerca de US $ 1,4 bilhão de com um total de 11 navios.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

FONTE: USNI

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