O Instituto Internacional de Estudos para a Paz, com sede em Estocolmo, divulgou dados sobre o comércio mundial de armas convencionais entre 2010 e 2014 e constatou que os negócios no setor cresceram 16% em relação ao período entre 2005 e 2009.
Segundo o organismo, os EUA se mantiveram como líder mundial, com 31% do mercado internacional, tendo a Rússia logo a seguir, com 27%. No período, porém, os russos apresentaram um aumento nas vendas de 37%, enquanto os norte-americanos registraram 23% de crescimento nas exportações.
O instituto declarou em seu relatório sobre o estudo que o resultado dos EUA tem servido apenas para manter os níveis de produção, uma vez que os gastos militares diminuíram. As exportações norte-americanas continuam tendo como principais mercados a Coreia do Sul e os Emirados Árabes Unidos.
Já a Rússia possui como compradores de mais destaque a China, a Índia e a Argélia. Os chineses, aliás, são os terceiros vendedores mundiais, com 5% do mercado. No entanto, Pequim aumentou o seu volume comercializado em 143% no último período.
FONTE: SputnikNews