Zhuhai, China – A China planeja exportar seu caça bimotor furtivo J-31, que se tornaria a primeira aeronave de seu tipo disponível para clientes globais que não podem pagar o preço de um Lockheed Martin F-35. O caça é similar na configuração ao F-35.
O anuncio da exportação ocorreu no Aviation Industry Corporation of China (AVIC) Exhibition Hall com o modelo 2 da aeronave em 10 de novembro, durante uma turnê pré-show desta semana do Airshow China em Zhuhai. O cartaz do modelo diz: “FC-31, 4ª Geração Multi-Purpose Médio Fighter.”
Caças chineses são designados com um “J” para caça e “FC” para exportação “, e esta é a primeira vez que o J-31 é mencionado como o FC-31.
Embora o tempo estivesse nublado, o J-31 realizou um voo de demonstração durante a turnê pré-show, como fez o caça multirole russo Su-35. China e Rússia devem assinar um acordo para a exportação do Su-35 em algum momento no final deste mês.
A 10ª Bienal China International Aviation and Aerospace Exhibition (Airshow China), tem sido uma saída para empresas de defesa que precisam comercializar novos produtos para exportação e para a indústria militar da China, para mostrar seus sistemas de armas sofisticados. De 11 à 16 de novembro, o Airshow China tornou-se o maior show aéreo comercial e de defesa na Ásia, com mais de 700 empresas expositoras.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: DefenceNews – WENDELL MINNICK