A primeira unidade de uma nova classe de Navio de Patrulha Oceânico – OPV (Ocean Patrol Vessel), que a China irá exportar para a Nigéria, foi lançado.
O navio deverá ser entregue no meio de 2014, como previsto. Irá se tornar o primeiro navio da classe P18N da marinha nigeriana. Durante uma entrevista, o major-general Yin Zhuo fez menção especial do desempenho do stealth do navio.
Sobre o desempenho stealth do F 91, Yin Zhuo apontou que as curvas do navio inclinadas ligeiramente para dentro, e os chanfros são sobrepostas na parte superior da plataforma, como resultado, os pontos de reflexão radar, são poucos e a imagem radar é pequena. Ele ressaltou que um navio de 1.800 toneladas com capacidade furtiva terá a área de reflexo radar de um navio de cerca de 500 toneladas, que pode ser descoberto apenas quando estiver muito próximo do radar inimigo, e não pode ser observado se uma distância adequada for mantida a partir do radar inimigo.
Em abril de 2012, a Nigéria assinou um contrato com a China para construir dois OPV P18N. Nos termos do contrato, o primeiro navio era para ser construído em Wuhan com início da construção em outubro de 2012, enquanto a segunda unidade está prevista para ser parcialmente construída na Nigéria.
OPVs P18N, possuem um deslocamento de 1.800, comprimento de 95 m, largura de 12,2 m e raio de 3,5 m.
Sua propulsão é feita por dois motores diesel MTU 20V 4000m, o que lhe confere uma velocidade máxima é de 21 nós.
O tempo máximo em patrulha é de 20 dias no mar para uma tripulação de 70 marinheiros.
Estes OPV estão equipados com um canhão H/PJ26 76 milímetros e dois H/PJ14 30 milímetros. A classe pode acomodar um helicóptero Z-9, graças ao seu convoo e hangar na popa.
FONTE: Navyrecognition