REUTERS – A China vai realizar exercícios militares em torno das disputadas Ilhas Paracel no Mar da China do Sul, informou a administração de segurança marítima neste domingo, à frente de uma decisão do tribunal internacional em uma disputa entre a China e as Filipinas.
A China realiza rotineiramente exercícios no Mar da China do Sul, onde suas reivindicações territoriais sobrepõem em partes com o Vietnã, Filipinas, Malásia, Brunei e Taiwan.
As tensões têm subido antes de uma decisão marcada para 12 de julho por um tribunal de arbitragem na cidade holandesa de Haia, sobre a disputa entre a China e as Filipinas sobre o Mar do Sul da China.
Em uma breve declaração, a administração de segurança marítima chinesa, disse que os exercícios ocorrerão entre 05 e 11 de julho, e deu as coordenadas para os exercícios, que cobrirão uma área do leste da ilha de Hainan da China e incluindo as ilhas Paracels. Outros navios estão proibidos de entrar nessas águas durante esse período, disse o comunicado.
Ilhas Paracels também são reivindicadas pelo Vietnã e Taiwan
A China construiu uma pista em Woody Island, o local da maior presença chinesa nas Paracels, e colocou mísseis terra-ar lá, segundo autoridades americanas.
A China diz que está perfeitamente dentro de seus direitos, fazer o que quer nas ilhas no Mar do Sul da China, dizendo que eles têm sido território chinês desde tempos antigos.
Cerca de US$ 5 trilhões em comércio marítimo passam a cada ano por essas águas, consideradas águas estratégicas, ricas em energia do Mar do Sul da China.
(Reportagem de Ben Blanchard, Edição de Nick Macfie)
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN