China enviou submarinos armados com mísseis nucleares para o Pacífico em meio a tensões com os EUA

subnuke chines

Para Pequim este movimento “é inevitável” porque o sistema de defesa anti-míssil THAAD dos EUA na Coreia do Sul, cobre uma boa parte do território chinês, informa o jornal britânico “The Guardian”.

Alegadamente, Pequim não revelou quando enviou submarinos patrulha, mas diz que este movimento “é inevitável” porque as medidas de Washington não “deixar nenhuma alternativa”, porque os mísseis deste sistema cobrem uma parte significativa do território chinês, minando suas forças de dissuasão nuclear.

Em abril passado, os EUA anunciaram que vão implantar o sofisticado sistema THAAD na Coreia do Sul, contra a crescente ameaça das capacidades de armas da Coreia do Norte. Mas, esses planos também foram rejeitadas pela Rússia, porque “este passo só pode reforçar o impacto destrutivo sobre a segurança internacional e a estabilidade estratégica.”

Além disso, o jornal britânico disse que a China também está preocupada com o programa de mísseis hipersônicos que a nação americana está desenvolvendo, que poderia atingir qualquer parte do mundo dentro de uma hora depois de ser lançado.

O envio de submarinos chineses para o Pacífico, podem desestabilizar ainda mais, a já tensa disputa que mantêm Pequim e Washington no Mar do Sul da China, diz o “The Guardian”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

Sair da versão mobile