China envia caças para uma das ilhas em disputa no Mar do Sul da China

J-11
Caças J-11 da força Aérea da China. foto: Jason Lee / Reuters

Segundo a Fox News. trata-se de aproximadamente 10 caças, entre eles os Shenyang J-11 e Xian JH-7.

A China enviou caças para uma das ilhas que vários países estão disputando no Mar do Sul da China. Esta é a mesma área onde o gigante asiático tem implantou mísseis terra-ar na semana passada, de acordo com duas autoridades americanas declararam à Fox.

A inteligência dos EUA detectou “pelo menos dez” caças em Woody Island, disse a Fox News um oficial. Entre os caças segundo a informação, há o Shenyang J-11 e o Xian JH-7.

No último dia 17 de fevereiro, foi relatado que o exército chinês implantou um avançado sistema de mísseis terra-ar na ilha de Woody (reivindicada por Taiwan e Vietnã) no arquipélago disputado nas águas do Mar da China Meridional. De acordo com a Fox News, a informação foi verificada por meio de imagens de satélite da ImageSat International. Nelas, se observa a presença de duas baterias cada uma equipada com quatro lançadores de mísseis e sistema de radar.

No início desta semana, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que o reforço na defesa das ilhas do Mar do Sul da China é semelhante às ações dos Estados Unidos no Hawai, acrescentando que Washington não deve ser envolvido na disputa territorial.

“Não há diferença entre a implantação de instalações de defesa nacional da China em seu próprio território e a instalação de defesa dos EUA no Havaí”, disse a porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, a repórteres de uma imprensa regular na segunda-feira.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

Sair da versão mobile