Os chineses consideram uma ameaça o fato dos Estados Unidos terem enviado meios militares para suas bases na Coreia do Sul e no Japão.
O General Wang Haijun, diretor do Instituto Chinês de Estudos de Estratégia Internacional, alertou que a China deve “tomar medidas fortes” e se preparar para uma guerra na península coreana, por causa da deterioração da segurança que gerou o teste nuclear recente e o lançamento do satélite por Pyongyang, informou o jornal South China Morning Post.
A China irá ajustar a implantação de suas forças ao longo das fronteiras do Nordeste e preparar as esferas militares e diplomáticas para qualquer risco potencial o mais rápido possível”, afirmou conselheiro militar da China.
Além dos movimentos recentes da Coreia do Norte, os militares chineses também considera uma ameaça o fato dos Estados Unidos enviaram porta aviões, bombardeiros estratégicos, submarinos para bases militares sul-coreanas e japonesas e a implantação de sistema de defesa contra mísseis balísticos na Coreia Sul.
Na quarta-feira (horário local), quatro F-22 dos Estados Unidos sobrevoaram os céus da Coreia do Sul a baixa altitude perto da cidade de Osan, na província de Gyeonggi. Estes caças stealth, não são detectados pelo radar.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT