China confirma pela primeira vez que está construindo seu terceiro porta-aviões

Liaoning CV 16 Type 001 Reuters

Por Ryan Pickrell

Um terceiro porta-aviões chinês está em construção em um estaleiro doméstico, revelou a mídia estatal chinesa no domingo, confirmando pela primeira vez as suspeitas de longa data.

A agência de notícias estatal Xinhua explicou que, enquanto o primeiro porta aviões construído no país – o Type 001A – está passando por testes no mar, uma “nova geração” está sendo construída e está dentro do cronograma, relatou segunda-feira.



O primeiro porta-aviões da China – o Liaoning (CV 16) Type 001 – é um “cruzador pesado” que a China adquiriu no final da década de 1990, melhorou e reformou por mais de uma década para a PLA Navy (People’s Liberation Army Navy), em 2012.

A nau capitânia da marinha chinesa foi declarada pronta para combate em 2016. Desde então, navegou por Taiwan, pelos disputados Mares da China Oriental e Meridional e pelo Pacífico Ocidental.

A Liaoning, inicialmente um porta aviões para treinamento, para a China entender melhor as operações complexas de funcionamento de um porta aviões, também serviu de modelo para o segundo porta aviões chinês.

Type 001A Reuters

O Tipo 001A foi melhorado em certos lugares, e é decididamente semelhante ao seu antecessor soviético. O navio, no entanto, apresenta um novo radar, um convés de vôo ligeiramente maior e uma ilha menor. O navio também inclui várias atualizações tecnológicas.

O navio foi submetido a pelo menos dois testes no mar, possivelmente um terceiro. Observadores esperam que o novo porta aviões seja comissionado em outubro de 2019 para o 70º aniversário da fundação da República Popular da China.

Type 001A Reuters

Há especulações entre os observadores e especialistas, de que o porta-aviões mais novo da China, que alguns chamam de Type 002, será uma melhora significativa em relação ao Tipo 001 e ao Tipo 001A.

Enquanto os dois primeiros utilizam sistemas de lançamento através de um Ski-jump, mas que são menos eficazes, o novo porta aviões poderá ter um convés de vôo plano e uma decolagem assistida por catapulta, com recuperação através de aparelho de parada (cabos).

O desenvolvimento de um porta aviões com um sistema de lançamento CATOBAR seria um avanço significativo para a marinha chinesa, pois melhoraria a eficácia operacional do navio.

Uma frota avançada de porta-aviões, apoiada pelos novos destróieres Tipo R 55 e outros navios de escolta atualizados, melhoraria muito a capacidade da China de projetar força em sua vizinhança.

A mídia estatal chinesa confirmou que um terceiro porta aviões está em construção, mas ainda não forneceu detalhes específicos sobre o novo navio.

FONTE: BusinessInsider

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



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