CAESAR: Depois de 20 anos, a segunda juventude nos Tatras

CAESAR
O novo CAESAR

Vinte anos se passaram e os franceses da NEXTER finalmente modernizaram o pioneiro no movimento mundial de “gun truck”, o obuseiro autopropulsado (OAP) CAESAR (Camion Equipé d’un Système d’ARtillerie). Bem, o canhão 52 calibres e sua balística original não foram modificados, a compatibilidade com munições acumuladas continua a mesma, mas o chassis e FCS sofreram modernização radical.


Vista lateral. O sistema ficou dramaticamente maior.

O que causou a troca de um “caminhão convencional” para um chassis especializado 8×8 Tatra-815 eu não sei, mas o resultado ficou impressionante – e não apenas o canhão ficou melhor dimensionado, como também aumentou a capacidade de carregar munições de 18 para 30. Ficou como negativo o fato de que o sistema pesava 17.7ton e aumentou expressivamente para 25-30ton, dependendo do pedido do cliente. Ele não é mais capaz de ser carregado no C-130, por exemplo.


Vista traseira.

Sua aparência, é claro, ficou mais imponente. Com um design e MSA completamente revisado e baseado em tecnologias mais modernas, seria mais rapidamente municiado e, teoricamente, ter sua precisão aumentada. E depois de quase um quarto de século já era tempo de uma modernização. No entanto, o sistema ainda não conta com um remuniciador automático (autoloader), fazendo com que as munições sejam trocadas manualmente. O porque não fica claro. Economia de custos?

A máquina está no protótipo, aguardando potenciais compradores.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junkers

FONTE:strangernn.livejournal

Sair da versão mobile