Caças F-22 dos EUA são enviados para a Coreia do Sul

Quatro caças norte-americanos F-22 Raptor chegaram à Coreia do Sul e realizaram um voo de demonstração na região da base aérea de Osan, informa a Reuters.

Quatro caças F-22 americanos pousaram nesta quarta-feira (17) em uma base aérea perto de Seul, em uma nova demonstração de força de Washington pouco depois do governo da Coreia do Norte ter realizado um teste nuclear e lançado um foguete.

Escoltados por oito caças americanos e sul-coreanos, os F-22 pousaram na base aérea de Osan, perto de Pyeongtaek, 70 km ao sul da fronteira com a Coreia do Norte.

Os caças furtivos, que não são detectados pelos radares, normalmente permanecem estacionados em Okinawa, sul do Japão. As autoridades não revelaram quanto tempo devem permanecer na Coreia do Sul.

One of four U.S. F-22 stealth fighters prepares to land at Osan Air Base in Pyeongtaek, South Korea, Wednesday, Feb. 17, 2016. Four U.S. F-22 stealth fighters flew over South Korea on Wednesday in a clear show of power against North Korea, a day after South Korea's president warned of the North's collapse amid a festering standoff over its nuclear and missile ambitions. (AP Photo/Lee Jin-man)
(AP Photo/Lee Jin-man)

Pouco depois do quarto teste nuclear da Coreia do Norte em 6 de janeiro, o exército americano enviou para a Coreia do Sul um bombardeiro B52 Stratofortress, que tem capacidade para transportar armas nucleares, também como uma demonstração de força.

O B-52 sobrevoou em baixa altitude o território sul-coreano, antes de seguir para a base da ilha de Guam, no Pacífico, onde permanece estacionado.

O submarino de ataque USS North Carolina chegou ao porto sul-coreano de Busan na segunda-feira para participar em exercícios conjuntos com o exército da Coreia do Sul.

 (AP Photo/Lee Jin-man)

Também é aguardada a chegada a Coreia do Sul do porta-aviões nuclear USS John C. Stennis, que deve participar em exercícios conjuntos previstos para março, de acordo com a agência sul-coreana Yonhap.

Um mês depois de um teste nuclear, a Coreia do Norte lançou no dia 7 de fevereiro um foguete, que a comunidade internacional considerou na realidade um teste de míssil balístico.

FONTE: G1

Sair da versão mobile