Caças chineses nas Ilhas Paracel

A PLA-AF enviou um esquadrão de aviões de caça J-11 para as ilhas Paracel.

No âmbito da disputa territorial no Mar do Sul da China, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLA-AF) da China envio mais uma vez aeronaves de caça para as ilhas Paracel. Desta vez, foram deslocados 16 caças Shenyang J-11 (que é uma cópia licenciada da família Su-27).

Sobre o deslocamento, que teve lugar em 7 de abril, se manifestou um dos representantes da Secretaria da Defesa dos EUA, que deseja manter o anonimato. Em sua opinião, a maior preocupação não foi o fato de enviar aviões de caça para a ilha, já que não é a primeira vez que isso ocorre, mas o seu número. Além disso, o ato é contrário à declaração do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, que durante a visita de fevereiro a Washington declarou que Pequim se opõe à militarização do Mar da China Meridional.

De acordo com os norte-americanos, o envio de caças chineses às Ilhas Paracel pode estar ligada à visita do Secretário de Defesa, Ashton Carter nas Filipinas, onde há bases onde tropas americanas estão estacionadas. Outro motivo também poderia ser o início das patrulhas conjuntas EUA-Filipinas sobre as águas contestadas.

As ilhas Paracel foram ocupadas pela RPC em 1974. A maior delas, Woody, é composta por um porto artificial e um aeródromo com comprimento de pista de 2700 m, que pode operar aviões como caças e bombardeiros, bem como aeronaves civis de passageiros. De acordo com a imprensa norte-americana, em fevereiro foi instalada na ilha uma bateria do sistema antiaéreo avançado chinês HQ-9.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker

FONTE:Altair

Sair da versão mobile