Pouco depois de sua entrega oficial e comissionamento de Libertação do Exército Popular (PLA) da Marinha, no mês passado , o ‘Liaoning’ já começou a treinar para operações aéreas com helicópteros e jatos navais.
Fotos surgiram na internet chinesa mostrando um caça Shenyang J-15 realizando manobras e um “touch and go” a bordo do ‘Liaoning’, indicando que a Marinha chinesa não está perdendo tempo na formação de sua equipe de operações em porta aviões. O Shenyang J-15 é um caça baseado em desenvolvimento pela Shenyang Aircraft Corporation e do Instituto 601 especificamente para a Marinha chinesa. Enquanto o J-15 é baseado no projeto russo, Sukhoi Su-33, ele compartilha uma grande parte da eletrônica e aviônicos com o J-11.
O Changhe Z-8 é uma versão chinesa do Aérospatiale SA 321 Super Frelon francês. Enquanto a produção do Super Frelon parou e o mesmo nem é mais utilizado pela marinha francesa, o Z-8 ainda está sendo produzido e utilizado por todos os ramos do exército chinês (Exército, Força Aérea e Marinha) .
Supervisionada por principais líderes chineses, o porta aviões ‘Liaoning’, número do casco 16, foi oficialmente entregue em uma cerimônia realizada em uma base naval de Dalian, nordeste da China do Porto em Setembro de 2012. Esta é a primeira aparição relatada do curso do porta aviões, após ser comissionado pela Marinha chinesa.
FONTE: navyrecognition.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval