De acordo com um breve anúncio na sexta-feira, 10 de março, feito em CCTV, o mais avançado da China jato de combate, o J-20, entra oficialmente em serviço com a Força Aérea do Exército Popular de Libertação (PLAAF). Desenvolvido desde o final da década de 1990, o J-20 é um avião de caça de quinta geração furtivo. A China espera reduzir o fosso militar com os Estados Unidos.
Oito protótipos foram construídos até o momento, sendo dois a produção inicial de baixa taxa (LRIP). O J-20 ainda está equipado com seu motor designado, o Xian WS-15, mas foi testado com os mísseis ar-ar PL-15 e PL-10.
A aeronave apresenta um cockpit em vidro, com dois grandes displays de cristal líquido (LCD) de cores grandes, lado a lado, três displays auxiliares menores e um display holográfico (HUD) de grande angular. De acordo com analistas, o J-20 poderia características do tipo 1475 radar AESA.
O orçamento de defesa da China em 2017 deve crescer em mais 7%, para mais de US $ 150 bilhões, anunciou a Pequim na semana passada. Isso ainda é apenas aproximadamente um quarto do que os Estados Unidos gastam em suas forças armadas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Angelo Almeida
FONTE: Air Recognition