Um C295, aeronave de patrulha marítima (MPA)Airbus Military demonstrou com sucesso o lançamento de um míssil anti-navio inerte Marte MK2/S da MBDA, como parte de uma série de ensaios para validar a integração do míssil na aeronave.
O míssil Marte foi instalado sob a asa do MPA C295 para a demonstração, que teve como objetivo validar a integração aerodinâmica do míssil no C295, e testar suas qualidades de manipulação e desempenho. A Airbus Military disse que o sucesso do lançamento, fornece mais uma prova da versatilidade operacional do míssil Marte.
O míssil Marte MK2/S da MBDA, é um míssil do tipo, fire and forget (dispare e esqueça), qualquer tempo, de médio alcance, anti-navio, sea-skimming, equipado com orientação no meio do percurso de inércia e orientação radar terminal de homing e capaz de destruir pequenos navios e danificar fortemente grandes navios de guerra. O míssil tem um peso de 310 kg e mede 3.85m de comprimento.
A Airbus Military e a MBDA estão colaborando na integração para fornecer novas capacidades operacionais para o C295 MPA, para permitir que a aeronave possa realizar novas missões em resposta à evolução das necessidades dos clientes. No papel de guerra anti-submarino, o C295 já está em serviço com o torpedo MK46. O míssil Marte Mk2/S já está integrado nos helicópteros AW-101 e no NH90 NHF versão naval, em serviço com a Marinha italiana.
Atividades para a integração para o míssil Marte ER no Eurofighter Typhoon estão em andamento.
FONTE: Shephard
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval