Brasil terá pronto o novo estaleiro de submarinos em 2018

IKL-209-1400 S-33 Tapajo

Por Peter Watson

Durante o III Simpósio Internacional de Segurança e Defesa do Peru, realizado em Lima, o almirante Oscar Moreira Da Silva, atual comandante da Força de Submarinos da Marinha do Brasil, disse que o novo estaleiro que está sendo construído Brasil para reforçar a sua arma submarina, estará pronto em 2018.

A este respeito, vale lembrar que o alto comando da Marinha e o Ministério da Defesa, decidiram que a FORSUB combine unidades de propulsão convencional e unidades de propulsão nuclear, que podem permanecer submersos por mais tempo, que de acordo com o almirante Moreira, permite uma “negação do uso do mar” mais eficaz para um inimigo em potencial.

A Marinha do Brasil contratou o estaleiro DCNS para construir quatro submarinos Scorpene, e auxilio na construção do nuclear, cujo design é baseado no Scorpene, implementando um estaleiro moderno e uma nova base naval. Este projeto segue o que foi determinado pela estratégia naval da marinha para otimizar o uso de novos ativos na proteção do mar e  Moreira, “atribui grande importância à força submarina.”

Moreira revelou que, além do novo estaleiro, a primeira seção do primeiro submarino estará concluída em abril de 2017 e o lançamento desta unidade está prevista para julho de 2018. Este primeiro submarino Scorpene – Riachuelo –  deverá estar operacional no segundo semestre de 2020. As unidades seguintes devem ser incorporadas em 2022, 2023 e 2024.

Além disso, a fase de desenvolvimento do projeto do submarino de propulsão nuclear termina em janeiro de 2017 e está programado o início da fase de construção em outubro do mesmo ano. Em 2025 deverá estar concluído e iniciar os testes de aceitação para incorporar o primeiro submarino nuclear no Brasil em 2027.

O almirante indica ainda que a assistência técnica francesa não se estende para o desenvolvimento de reator nuclear que irá equipar o submarino, trabalho este que corre por conta de técnicos brasileiros. A indústria local tenta dominar o ciclo completo do combustível nuclear a partir de finais dos anos setenta, que tem sido utilizado em usinas nucleares Angra I e Angra II, usadas para geração de energia comercial.

Neste sentido, Morerira disse que “o submarino de propulsão nuclear é melhor do que um equipado com sistema AIP”, onde os meios equipados com o mesmo, podem permanecer submersos por mais tempo.

A demanda histórica

Nos últimos anos, o Ministério da Defesa do Brasil tem enfatisado publicamente sobre a necessidade de as Forças Armadas estarem devidamente equipadas para garantir uma proteção adequada dos recursos naturais que abriga o território e águas territoriais do gigante sul-americano.

O almirante Moreira destaca o fato por indicação dos aproximadamente 4,5 milhões de quilômetros quadrados de águas (incluindo a plataforma continental) e os 7.500 quilômetros de costa que devem ser vigiados pela Marinha do Brasil, de acordo com o direito internacional dos mares.

Força submarina centenária

A força submarina centenária do Brasil, usou unidades de várias origens: Italiano (FOCA e Classe Humaitá), Americana (Fleet Tipo I e II, Guppy II e III), Inglês (Oberon), Alemão (209) e Francês (Scorpene), embora em 1994, o primeiro submarino construído no país foi comissionado, um Tipo 209-1400, Tamoio S-31, fabricado no Arsenal do Rio de Janeiro – AMRJ, um submersível moderno, e o segundo de sua classe após o Tupi S-30, que foi fabricado pela
HDW na cidade alemã de Kiel. No total, existem cinco unidades 209 1400, e o último um 209-1500 é o Tikuna S-34, e o navio de apoio submarino NSS Felinto Perry (K-11).

A Marinha do Brasil também tem um simulador de submarinos, com graus de liberdade e movimento, no Centro de Instrução e Formação Almirante Monteiro Attila Aché, onde os submarinistas brasileiros são treinados no uso de seus navios, incluindo simulações de manobras avançadas. Lá também se treina operações de salvamento submarino (SarSub), o que na prática significa uma campanha de pesquisa, posicionando o navio de resgate sobre a posição do
submarino designado, operação remota de inspeção de veículos submersíveis e ligação a um sino de salvamento ao casco do submarino para evacuar a tripulação.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Infodefensa

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