Bombardeiros norte-americanos sobrevoam bases militares russas no Ártico

B-52

Bombardeiros norte-americanos de longo alcance voaram ao longo da costa russa no Ártico se aproximando das bases russas durante exercícios militares, informa o The Barents Observer.

Cinco bombardeiros estratégicos norte-americanos, incluindo um B-52 capaz de transportar armas nucleares, efetuaram manobras de grande escala no Ártico, que serviram para “reforçar a interoperabilidade de tripulações e demonstrar habilidade de bombardeiros para realizar um ataque global, flexível e de longo alcance”, informa o comunicado da Força Aérea norte-americana.

Os voos começaram poucas horas depois de Rússia anunciar, no dia nacional da Marinha, seus planos para realizar grandes exercícios navais árticos neste outono.

Segundo os militares russos, os bombardeiros norte-americanos voaram na proximidade de ilhas árticas russas: dos arquipélagos Terra de Francisco José e Severnaya Zemlya e da ilha Kotelny. Durante o voo eles se aproximaram de território russo e entraram no espaço aéreo sobre a zona econômica exclusiva da Rússia. A reação do lado russo é neste momento desconhecida.

FONTE: Sputnik

Sair da versão mobile