As forças aéreas do Brasil e da Bolívia vão realizar um exercício em conjunto na região da fronteira para definir os procedimentos de detecção e intercepção de voos irregulares entre os países, informaram fontes oficiais nesta sexta-feira.
Em comunicado, a Força Aérea Boliviana (FAB) indicou que os exercícios, intitulados “BOLBRA II”, serão realizados nos municípios de Puerto Suárez e Campo Grande (MS), próximas à fronteira entre os dois países, deste domingo (22) até o dia 27.
As operações, a cargo do general boliviano Weber Quevedo e do brasileiro Marcelo da Holanda Coutinho, serão usadas para praticar medidas de vigilância e segurança na fronteira, entre outras ações.
A fronteira entre os países, de mais de 3.000 quilômetros, é uma região marcada pelo contrabando e pelo tráfico de drogas.
Cerca de 60% da cocaína encontrada no mercado brasileiro provêm da Bolívia, o terceiro produtor mundial da droga, depois de Peru e Colômbia, e o principal distribuidor nos países do Cone Sul, segundo dados de fontes diplomáticas e da ONU (Organização das Nações Unidas).
FONTE: Jornal de Floripa