Após vazarem fotos do novo treinador da Northrop Grumman/BAE Systems para o programa T-X, a Boeing e a Saab revelaram as linhas de seu próprio treinador para o programa T-X, esta semana.
Algumas imagens das linhas do treinador apareceram em quatro vídeos postados no novo site T-X da Boeing no fim de semana. O projeto mostra uma aeronave de linhas limpas, com duas entradas do motor, uma asa alta e uma cauda convencional. O projeto marca o início do conceito da cauda em V pela Boeing criada em parceria com a Saab. O projeto da nova aeronave é exclusivo desde o Boeing T-45 Goshawk usado pela Marinha dos EUA.
O treinador T-X da Boeing não só inclui a aeronave, mas o sistema de formação e de apoio em terra. A empresa pretende realizar no dia 13 de setembro, a apresentação para a mídia do T-X, apenas uma semana antes para a conferência anual da Associação da Força Aérea realizada fora de Washington, DC.
Enquanto a Boeing e a Saab avançam com a sua oferta de uma aeronave de linhas limpas, a Northrop Grumman e a BAE Systems também criaram uma aeronave única para a competição. O M400 da Northrop é alimentado por um único motor GE Aviation F404-GE-102D e foi revelado na semana passada em Mojave, Califórnia. Com um nariz aguçado e estabilizador vertical único, a aeronave se assemelha ao Northrop T-38 Talon, que é a aeronave à ser substituída.
Enquanto isso, a Raytheon e a Leonardo irá implementar uma atualização de uma célula existente para a sua oferta ao programa T-X. No mês passado, as duas empresas anunciaram uma versão multi-função de seu treinador M-346 no show aéreo de Farnborough. O M-346T pode alternar entre ser um treinador e uma aeronave de combate, com seu desenvolvimento encerrando em aproximadamente dois anos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Boeing