Em 10 de junho, as forças russas reivindicaram o controle sobre Kinburn Spit, no distrito de Ochakiv, em Mykolaiv Oblast. A distância da ponta do Spit para o Ochakov é de apenas 6 km. Assim, as posições militares russas no Spit podem usar a posição para uma operação de agressão, pois os militares russos podem descer no porto ucraniano em Ochakov, bloqueando o estuário de Dnieper-Bug. Isso significa que qualquer navio que tentar deixar o rio Dnieper estará sob controle russo.
O avanço russo foi confirmado pelas filmagens do drone do Mar Negro.
Em 3 de junho, a corveta Vinnytsia (A206) da Marinha Ucraniano foi afundada pelas forças russas durante a captura do Spit. Esta Corveta foi desativada em 2021 e aguardava o descarte. No entanto, de acordo com alguns relatos, os militares ucranianos consideravam a necessidade da restauração técnica do navio.
O navio estava localizado na Base Naval da Marinha Ucraniana, construída em Ochakov pelos EUA, o Centro de Operações Especiais dos EUA, implantado para monitorar as operações russas no Mar Negro e transmitir informações para os Estados Unidos e a OTAN, foi supostamente destruído.
O segundo navio da marinha ucraniana localizado em Ochakov, a fim de conter a potencial ofensiva das forças russas, foi urgentemente evacuado para Odessa. Era o navio de desembarque médio Yuri Olefirenko, que foi concedido durante a evacuação. Pela filmagem, o navio conseguiu deixar a área atacada.
A queda do Kinburn Spit sob o controle russo é de grande importância estratégica. Pode marcar o próximo ataque russo a Ochakov Oprt e avançar ainda mais em direção à cidade de Mykolaiv do sul.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: SOUTHFRONT
COLABOROU: Felipe Borba