A aviação turca violou mais de 20 vezes o espaço aéreo grego na segunda-feira (16). Em dois casos ocorreram “lutas aéreas virtuais”, disse o Estado-Maior grego.
Segundo ele, as violações ocorreram na região entre as ilhas de Quios e Samos e também entre Lemnos e Lesbos. Em todos os casos os caças gregos para a intercepção, em dois casos eles entraram em combates aéreos virtuais com os aviões turcos.
Além disso, na mídia grega apareceu a informação sobre um novo conflito entre a Turquia e Grécia dada a visita do premiê grego, Alexis Tsipras, ao Irã na semana passada. Tsipras visitou Teerã em 7 e 8 de fevereiro, o seu avião teve de mudar de rumo por causa das ações da parte turca.
Segundo o jornal Kathimerini, o avião militar que o primeiro-ministro usa para as suas visitas planejava aterrar na ilha de Rhodos para reabastecimento de combustível. As autoridades turcas expressaram o seu protesto já que a Turquia considera a ilha como desmilitarizada.
No dia 24 de novembro, um caça F-16 turco abateu um Su-24 russo com dois pilotos a bordo em espaço aéreo sírio. Na ocasião, Ancara alegou que a aeronave russa havia entrado no espaço aéreo da Turquia. Tanto o Estado Maior russo quando o Comando de Defesa Aérea da Síria confirmaram que o jato russo nunca esteve no espaço aéreo da Turquia.
FONTE: Sputniknews