Austrália afirma que os dois LHDs estarão operacionais em outubro

HMAS Canberra e HMAS Adelaide

O chefe da Marinha australiana Real (RAN) , Tim Barrett , disse segunda-feira que os dois navios de assalto anfíbio, tipo LHD HMAS Canberra e HMAS Adelaide , construídos pelo estaleiro Navantia, estarão operacionais em outubro deste ano.

Segundo a imprensa local, ambos os navios permanecem atracados em Sydney desde março, devido a problemas nos sistemas de propulsão. O chefe da Marinha australiana disse perante uma comissão do Senado , os navios estarão mais atracados do que operacionais este ano, como registrado pela agência EFE.

Barret explicou que o HMAS Adelaide deixará a doca seca no final de junho para os testes de mar. Sobre os problemas detectados na propulsão, ele disse que não está necessariamente relacionado com uma falha de projeto dos navios.

Fontes da Navantia informaram que trabalham lado a lado com a Marinha australiana para resolver os problemas o mais rápido possível.

O contrato entre a Navantia e a Austrália para construção foi de 2 bilhões de euros. O HMAS Canberra entrou em serviço em novembro de 2014 e o HMAS Adelaide em dezembro de 2015. Ambas as embarcações são consideradas os maiores navios de guerra da história da Austrália.

Os LHDs possuem mais de 200 metros de comprimento, 27.500 toneladas e é capaz de atingir uma velocidade máxima de 20 nós, acomodando 1.400 pessoas.

Os navios, com base no LHD Juan Carlos I da Armada espanhola, foram construídos quase inteiramente em Ferrol estaleiro Navantia e o resto na Austrália através de uma parceria entre a empresa espanhola e BAE Systems.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Infodefensa

Sair da versão mobile